quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Comentário sobre o filme "A Onda"



O filme passa-se na Alemanha nos dia atuais e baseia-se em uma historia real que  aconteceu nos Eua na Califórnia. O filme abrange as questões da educação, filosofia e política.
Em poucas palavras, no filme, um professor ensina a autocracia para seus alunos no decorrer de uma semana. Propondo introduzir os ideais do poder e do fascismo. O experimento do professor de introduzir esses ideais transformou os pensamentos dos alunos que começaram a seguir rigidamente as características e conceitos do grupo que criaram ‘’A Onda’’.
Criaram um logo para o grupo, começaram a se apresentar uniformizados, gestos e códigos passaram a ser utilizados como saudações e comunicação entre eles. O professor era visto como líder.
No decorrer da história, os componentes do grupo começam a ter atitudes e comportamentos inadequados em relação sociedade como o vandalismo, a prática de  pichações em lugares públicos, monumentos e em prédios por toda cidade.
O grupo começou a ficar fora de controle quando o líder resolver terminar A Onda já era tarde demais, um dos componentes tornou-se fanático e não aceitou o fim do grupo e num fim trágico feriu seu colega e suicidou-se.
Na sociedade existe o grupo social é uma forma básica de associação humana que se considera como um todo, com tradições morais e materiais. Para que exista um grupo social é necessário que haja uma interação entre seus participantes.
Os grupos sociais possuem uma forma de organização, mesmo que subjetiva. Outra característica é que estes grupos são superiores e exteriores ao indivíduo, assim, se uma pessoa sair de um grupo, provavelmente ele não irá acabar. Os membros de um grupo também possuem uma consciência grupal, certos valores, princípios e objetivos em comum.
Sabe-se que através desde filme podemos compreender que mecanismo do fascismo e do poder pode ser empregado na sociedade atual, basta ter um líder, com ideais fortes e com uma boa administração, argumentação e com postura de líder autoritário estas todas características e com habilidades de manipulação consegue-se formar um grupo nazista como antigamente.

Por Tiago Joaquim


Nenhum comentário:

Postar um comentário